Portfólio

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Tutora Maria Melo


Pólo Três Lagoas - MS
Turma 06 – Inocência










Unidade I

Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Iniciei o curso do eproinfo com muita expectativa das novidades em que o curso poderia me oferecer, pois tudo é novidade em relação ao uso das tecnologias na educação. Na Atividade1 me aprensentei como professora e comentei da importância das tecnologias na educação.
As atividades 2 e 6 foram postadas no Diário de Bordo onde fiz comentários sobre o uso das tecnologias usadas na educação. Na Atividade 3 entramos no fórum e comentamos sobre a entrevista com o professor Ladislau Doubor, vídeo encontrado na http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=szNSCklQnWY, onde ele nos fala que a escola tem que responder a seu papel ser mais articuladora e menos lecionadora.
A Atividade4, mostrei em slides as tecnologias usadas na minha escola, não são muitas mas, todas que temos são usadas frequentemente por nós professores e nossos alunos. No encontro presencial fezemos as demonstrações dos trabalhos. Buscando em uma página da WEB portal do professor, encontrei uma aula interessante onde a professora elabora atividades pensando na inclusão de alunos com necessidades especiais, usando recursos simples e objetivos, para a realização da Atividade5.
No http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm existem vários projetos pedagógicos, onde busquei para realizar a Atividade7. Enfim a Atividade8montei a aula pesquisada em slides, foi a minha superação, a vida tem me presenteado com momentos muito especiais de aprendizado, e o eproinfo esta sendo um desafio pra mim, na realização de cada atividade tenho certeza que tenho muito ainda pra aprender, e quero aprender tudo de positivo que puder. Senti muita dificuldade em inserir links, mas espero continuar me superando.



Unidade II


Internet, Hipertexto e Hipermídia


Na unidade II, iniciei o Atividade1-2 acessando a página da Wikipédia onde aprendi sobre o que é hiperlinks e hipertextos. No módulo3 comentamos no fórum sobre as atividades de nossos colegas de curso. A Atividade4 é justamente o que estou fazendo agora, registrar todas as atividades no meu portfólio do blog . Em dupla, eu a e professora Moralda, fizemos a atividade5 - planejamento de aula para sala de tecnologia, onde aplicamos com
nossos alunos da Apae. Com o apoio da professora Maria Amélia foi um sucesso, pois possuindo somente um computador em nossa escola conseguimos adaptar para a participação de todos os alunos.
Nas Atividade6 e 7, fizemos um relatório de como aconteceu nossa aula, descrição do projeto, característica da turma, desenvolvimento resultados, conclusão e sites usados.
No encontro presencial apresentamos a Atividade8, que é um pôster montado através da aula de tecnologia dada Brincando com o Alfabeto.










UNIDADE III


Prática pedagógica e mídias digitais



Iniciamos o módulo3 Atividade1, acessando o Portal do Professor, e assisti ao vídeo "O Passo", e no Diário de Bordo fiz comentário sobre o vídeo e de que maneiras poderia trabalhar com meus alunos adaptando o que foi mostrado.
Na Atividade2 visitamos alguns sites como:
http://www.youtube.com/; htp://portacurtas.com.br/;
http://video.google.com/;
http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html;
http://www.escolabrasil.org.br/
para explorarmos as várias formas de vídeos, arquivos de som e imagem, e durante o encontro presencial comentamos entre os colegas as partes mais interessantes dos vídeos e sites visitados por nossa turma, encontramos nestes endereços trabalhos excelentes que poderíamos adptar par nossa realidade escolar.
Atividade3, avaliando os produtos multi mídias. Nesta atividade tive dificuldades de acssar os recursos educacionais dentro do Portal do Professor, mas não desisti de procurar algo que fosse interessante no portal, e achei alguns vídeos em Recursos digitais, educação inclusiva e Tonomundo, visitem, eu recomendo.


Avaliações do produtos multimídia, é o tema da Atividade4, avaliamos melhor alguns vídeos e trcamos idéias de como trabalhar em nossa prática pedagógica, os vídeos foram encontrados no http://www.youtube.com/tvescola e http://portal.mec.gov.br/tvescola. Registrei no fórum para dividir minhas descobertas com meus colegas de curso. As Atividades5 e 6, foram sobre a proposta de atividade e planejamento, montamos os slides do nosso trabalho, que por sinal ficou lindo, procuramos a participação dos nossos alunos integralmente na elaboração das atividades e eles responderam superando nossas espectativas. Montamos o primeiro sobre a Semana dos Excepcionais e o outro sobre a Semana da Pátria. Postamos nosso trabalho em biblioteca material do aluno.
A Atividade7 e 8 é todo o processo de montagem de cenário e a excecusão do planejamento e realização das atividades 5 e 6.


A Atividade9 foi feita no editor de texto, onde inserimos alguns detalhes que foram feitos nos slides das atividades5 e 6. Devido ao tamanho do material não foi possível postar no material do aluno (eproinfo), mas o trabalho esta no blog. Utilizando o movie maker com fotos, é que foi feita a atividade para a Semana dos Excepcionais. Do mesmo modo foi feito o trabalho da Semana da Pátria, o que difere é a apresentação do teatro, onde os alunos atuaram brilhantemente ao som da música de Wagner Roberto "Sonhei".


Atividades 10 e 11, foram a avaliação dos trabalhos dos colegas, que por sinal ficaram lindos. Um material de profissional, mesmo!! E comentamos no fórum.








Nossa!!! Até que enfim...




Unidade IV




Atividade1 - No encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo, entramos no Diário de Bordo e comentamos em grupo sobre "Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola"


"Ser Professor é cuidar para que o aluno aprenda".


Na Atividade 2, durante o encontro presencial, discutimos sobre o assunto e postamos no fórum nossas idéias, formamos uma reflexão coletiva para explicitar as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
Montamos um plano de aula para realizar a Atividade3, 4 e 5. Baseado nas sugestões do Portal do professor.
Depois de muitos estudos e pesquisas, comentamos no fórum sobre Conceito Currículo e TIC. Esta foi a Atividade7.


A Atividade8 foi realizada com a nossa participação no Portal do Professor, onde verificamos o desenvolvimento de projetos curriculares com o uso das tecnologias mais interessantes e participamos em Relatos e Experiências.

Vejam como foi o último encontro presencial!


Foi só Festa!


Depois da chuva, é claro!








Amei o que aprendi!! E continuo aprendendo!!!


(Parece ser contagioso agente começa e ñ quer parar.)


Serei sempre grata pela oportunidade de participar do curso do eProinfo.


Maria Melo e Maria Amélia, pessoas especiais que fazem parte da minha história de vida profissional.


Obridadooo!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo dos fascículos - Pró Letramento Alfabetização e Linguagem.

Projeto Ora Pro Nóbis