Projeto Ora Pro Nóbis
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFESSORA ALANIRA BENEDITA DE CARVALHO BRITO. APAE DE INOCÊNCIA - MS
Professores envolvidos: MORALDA, MARIUSA, NEUZIMAR, DULCELINA. Coordenadora DILNA
Diretora Maria Amélia
Diretora Maria Amélia
A elaboração, divulgação e ações do projeto, acontecerão durante todo o
ano letivo de 2014.
Turmas matutino e vespertino:
ENSINO FUNDAMENTAL I: 2º ano A e
B / 3º ano A
“ O conhecimento se constrói
buscando, experimentando, vivenciando, articulando-o com a realidade de cada
um. Ninguém ensina nada a ninguém, apenas aponta caminhos.”
Márcia Pinheiro.
JUSTIFICATIVA
Como a escola exerce uma grande influência sobre os educando, contribuindo enormemente para a formação de seus valores, ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável e Consciência Ambiental.
Um programa de alimentação saudável implantado na escola não atinge somente os alunos, tendo uma abrangência ampliada, por englobar também os pais e a comunidade. A percepção da escola como um dos espaços para promoção de hábitos alimentares saudáveis é de grande relevância para a promoção de saúde, principalmente quando ela está inserida na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis de viver hoje e no futuro.
Desenvolver a consciência ambiental requer despertar nos educando, a importância do ambiente em que vivemos que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar. Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que devem ser transmitido aos educando para aprenderem a ser responsáveis, cumprirem suas obrigações, respeitarem os mais velhos, tratarem bem a seus semelhantes, não se comportarem de modo agressivo. A melhor forma de educação moral e ética é aquela que é dada pela prática cotidiana.
Márcia Pinheiro.
JUSTIFICATIVA
Como a escola exerce uma grande influência sobre os educando, contribuindo enormemente para a formação de seus valores, ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável e Consciência Ambiental.
Um programa de alimentação saudável implantado na escola não atinge somente os alunos, tendo uma abrangência ampliada, por englobar também os pais e a comunidade. A percepção da escola como um dos espaços para promoção de hábitos alimentares saudáveis é de grande relevância para a promoção de saúde, principalmente quando ela está inserida na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis de viver hoje e no futuro.
Desenvolver a consciência ambiental requer despertar nos educando, a importância do ambiente em que vivemos que deve ser preservado como um tesouro que temos a responsabilidade de guardar, e que não devemos destruir nem desperdiçar. Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que devem ser transmitido aos educando para aprenderem a ser responsáveis, cumprirem suas obrigações, respeitarem os mais velhos, tratarem bem a seus semelhantes, não se comportarem de modo agressivo. A melhor forma de educação moral e ética é aquela que é dada pela prática cotidiana.
O
convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente
escolar é o espaço de atuação mais imediato para os alunos.
Segundo
Neidson Rodrigues, a escola
“...
não é apenas o local onde se reproduzem os interesses, os valores, a cultura, a
ideologia. Também pode influenciar a ideologia, os valores, a ciência, a
política e a cultura na sociedade em que está inserida.” Portanto é na escola
que começa o processo de transformação da sociedade.
OBJETIVO GERAL
Promover a alimentação saudável junto às crianças, pais e comunidade local. Todas as atividades desenvolvidas na escola visam a modificação do ambiente escolar para estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e a prevenir o aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, conseqüências direta de erros alimentares e inatividade física das crianças. Disseminar o conhecimento sobre o ambiente e o convívio do homem neste, com a intenção de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. Oportunizando assim atividades significativas que permitem ao aluno estabelecer relações entre o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o público e o privado, o individual e o coletivo. Visando a transformação social na comunidade em que está inserido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Pesquisar a importância das vitaminas para a saúde;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Despertar saberes e valores que possibilitem compreender a realidade social e ecológica na construção da cidadania,
- Possibilitar acesso aos conhecimentos histórico-científicos referentes ao nosso município através da secretaria do meio ambiente.
- Conhecer criticamente o ambiente da região e iniciar ações que possam criar uma consciência ambiental nos moradores locais, nos alunos e nos próprios profissionais da Escola.
- Divulgar, mobilizar, e buscar a participação da comunidade local, poder públicas e a iniciativa privada em prol da preservação da nascente do córrego Laranjal e sua recuperação.
- Mobilizar a comunidade local e o poder público para que se construa a rede de esgoto e a Estação de tratamento do mesmo.
ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
RECURSOS/ESTRATÉGIAS
- Rodinha
- Aula de campo
- Visita orientada
- Cozinha experimental
- Músicas
- Teatro
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
- Recorte, colagem e modelagem- Desenho livre
- Alfabeto Móvel
- Sucatas
- Jogo das sílabas
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Plantio de mudas de "Ora Pronobis" e Moringa
- Produção de mudas de "Ora Pronobis" e Moringa
- Propriedades do "Ora Pronobis" e da Moringa
- Plantio de plantas medicinais produção de mudas
- Propriedades das plantas medicinais
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida dos educando;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, plantas medicinais e produzir mudas, fazendo a avaliação semanal com registro;
- Palestra com uma nutricionista;- Preparação e degustação de receitas saudáveis;- Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
- Promover concursos de lanches saudáveis;
- Organização de um livro de receitas.
- Palestras para os pais sobre alimentação saudável, consciência ambiental e dignidade humana
- Oficinas de capacitação alimentar
- Entrevistas com moradores do bairro
- Exposição de fotos e vídeos
- Enquetes
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro de receitas contendo algumas receitas com ORA PRO NÓBIS e MORINGA. E distribuição de mudas para a comunidade local. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
OBJETIVO GERAL
Promover a alimentação saudável junto às crianças, pais e comunidade local. Todas as atividades desenvolvidas na escola visam a modificação do ambiente escolar para estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e a prevenir o aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, conseqüências direta de erros alimentares e inatividade física das crianças. Disseminar o conhecimento sobre o ambiente e o convívio do homem neste, com a intenção de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. Oportunizando assim atividades significativas que permitem ao aluno estabelecer relações entre o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o público e o privado, o individual e o coletivo. Visando a transformação social na comunidade em que está inserido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Pesquisar a importância das vitaminas para a saúde;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Despertar saberes e valores que possibilitem compreender a realidade social e ecológica na construção da cidadania,
- Possibilitar acesso aos conhecimentos histórico-científicos referentes ao nosso município através da secretaria do meio ambiente.
- Conhecer criticamente o ambiente da região e iniciar ações que possam criar uma consciência ambiental nos moradores locais, nos alunos e nos próprios profissionais da Escola.
- Divulgar, mobilizar, e buscar a participação da comunidade local, poder públicas e a iniciativa privada em prol da preservação da nascente do córrego Laranjal e sua recuperação.
- Mobilizar a comunidade local e o poder público para que se construa a rede de esgoto e a Estação de tratamento do mesmo.
ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
RECURSOS/ESTRATÉGIAS
- Rodinha
- Aula de campo
- Visita orientada
- Cozinha experimental
- Músicas
- Teatro
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)
- Recorte, colagem e modelagem- Desenho livre
- Alfabeto Móvel
- Sucatas
- Jogo das sílabas
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Plantio de mudas de "Ora Pronobis" e Moringa
- Produção de mudas de "Ora Pronobis" e Moringa
- Propriedades do "Ora Pronobis" e da Moringa
- Plantio de plantas medicinais produção de mudas
- Propriedades das plantas medicinais
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida dos educando;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, plantas medicinais e produzir mudas, fazendo a avaliação semanal com registro;
- Palestra com uma nutricionista;- Preparação e degustação de receitas saudáveis;- Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
- Promover concursos de lanches saudáveis;
- Organização de um livro de receitas.
- Palestras para os pais sobre alimentação saudável, consciência ambiental e dignidade humana
- Oficinas de capacitação alimentar
- Entrevistas com moradores do bairro
- Exposição de fotos e vídeos
- Enquetes
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro de receitas contendo algumas receitas com ORA PRO NÓBIS e MORINGA. E distribuição de mudas para a comunidade local. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Dilna Queiroz
coordenadora pedagógica
Pé de Ora Pro Nóbis no vaso.
Flor da Moringa
Flor de Ora pro nóbis.
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