Resumo dos fascículos - Pró Letramento Alfabetização e Linguagem.

RESUMO DOS FASCÍCULOS  DO CURSO DO PRÓ LETRAMENTO
 ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.
INOCÊNCIA - MS  


DILNA QUEIROZ

Resumo dos fascículos.
Fascículo 1  Capacidades Lingüísticas: Alfabetização e Letramento;
O fascículo 1 apresenta  vários conceitos que subsidiam o projeto do Pró-Letramento e que serão retomados nos fascículos seguintes. Os conceitos trabalhados são: Alfabetização, Letramento e Ensino de Língua. Podemos, ainda, refletir sobre as capacidades lingüísticas que precisam ser trabalhadas no processo de alfabetização.


Fascículo 2 : Alfabetização e Letramento: questões sobre a Avaliação:
O fascículo 2 nos leva a refletir sobre alfabetização e as  questão da avaliação. Leva-nos  a refletir sobre  tipos e funções da avaliação, bem como a importância da avaliação diagnóstica, avaliação processual e avaliação formativa. Encontramos ainda uma reflexão acerca dos instrumentos e procedimentos avaliativos.
Nos  ANEXOS, encontramos sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, que tem com o objetivo entrelaçar teoria e prática, elencando  as capacidades lingüísticas abordadas  no fascículo 1.


Fascículo 3. A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento do Ensino:
No fascículo 3  refletiremos sobre  ensino e aprendizagem a partir do ponto de vista da organização do tempo escolar e do planejamento das atividades por parte do docente, através de relatos de experiências. Observamos conceitos como: rotina, monitoramento da aprendizagem, planejamento (aberto e fechado), espontaneísmo e improvisação, entrelaçadas  às práticas de leitura e escrita.

Fascículo 4. Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura:
No fascículo 4 refletimos sobre a importância da Biblioteca escolar ou da Sala de Leitura, sua organização e possibilidades de uso. Analisam-se diferentes modalidades de leitura, a diversidade de suportes de textos e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo do processo de letramento. Encontramos ainda o conceito de leitura fruição. Por fim, o fascículo nos mostra  a importância  do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula e como “patrimônio cultural da língua”.

Fascículo 5. Jogos e Brincadeiras no ensino da Língua Portuguesa:
No fascículo 5  vimos alguns exemplos de jogos e brincadeiras realizados por professoras  de escolas públicas do País. Nesses relatos os alunos colocam em prática habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa: por meio de projetos e jogos,  produção de um almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética. Neste fascículo refletimos sobre brincar e aprender. Afinal... “Brincando também se aprende”.

Fascículo 6. O Livro Didático em Sala de Aula – algumas reflexões:
No fascículo 6 encontramos  reflexões acerca do  uso do livro didático de Alfabetização e de Língua Portuguesa em sala de aula. Discutimos o processo de modificação dos livros didáticos a partir da institucionalização do PNLD; o processo de escolha e as características dos novos livros didáticos; e o uso que os (as) professores (as) fazem do livro didático em suas práticas de ensino. Analisaremos o livro didático como  mais um caminho para a construção da aprendizagem nos maravilhosos mundos  das práticas letradas.

Fascículo 7. Modos de Falar / Modos de Escrever
No  fascículo 7   encontramos reflexões acerca dos modos de falar e dos modos de escrever e a relação entre ambos com a aprendizagem da escrita. Analisa-se o trabalho de uma professora de escola pública do Distrito Federal, em atividades de leitura e produção de textos que leva em consideração a competência comunicativa dos alunos. Refletiremos também sobre as variáveis do Português Brasileiro, sobre os conceitos de relativismo cultural, competência comunicativa, competência lingüística, contínuos de urbanização, de letramento e de monitoração estilística. Refletiremos ainda sobre leitura, compreensão leitora: textos: ORAIS, NÃO-VERBAIS, ESCRITOS; a importância do contexto; os  níveis que determinam o processo de compreensão leitora: Nível léxico (LÉXICO -leitura objetiva), Nível gramatical, (dimensão textual: coesão e coerência), Nível semântico (infratextual - informações implícitas, capacidade inferencial),  a  dimensão intertextual (intertexto).

Fascículo Complementar.
No fascículo Complementar encontramos questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita no ciclo de alfabetização, partindo da História de Vida das crianças. O fascículo retoma e aprofunda questões sobre leitura e produção textual na formação lingüística do aluno e na sua constituição como sujeito-leitor e produtor de textos. O fascículo complementar representa uma retomada dos fascículos anteriores.          


 


 

RESUMO GERAL

 


Objetivos dos Fascículos


•          Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa, por meio da formação continuada de professores;
•          Compreender o sentido e a importância da formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional dos professores;
•          Relacionar os princípios da aprendizagem de adultos ao processo de formação contínua de professores;
•          Identificar o papel do orientador de estudos como formador de professores e articulador do processo formativo.
•          Reconhecer a importância do orientador de estudos como integrante de uma rede de formação que também é constituída do Ministério de Educação, Universidades, Secretarias de Educação, Escolas e Professores.

FASCÍCULO 1 e 2
•          ·Apresentar conceitos e concepções fundamentais ao processo de alfabetização;
•          · Sistematizar as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos;
•          · Propor procedimentos e estratégias importantes no processo de avaliação da alfabetização.

FASCÍCULO 3
•          ·   Discutir o tempo que dedicamos à leitura na sala de aula (o que lemos, como lemos, quando lemos e com que freqüência?) e o tempo que dedicamos à escrita (que tempo reservamos à escrita e com quais tipos de atividade o ocupamos?);
•          ·   Considerar o planejamento como uma ferramenta que possa contribuir de fato com as escolhas e com os trabalhos a nós solicitados a desenvolver no cotidiano da escola.

FASCÍCULO 4
•          ·     Refletir sobre a importância da Biblioteca escolar ou da sala de leitura, apontando elementos relacionados à sua organização e possibilidades de uso;
•          Analisar diferentes modalidades de leitura e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo desse processo;
•          Discutir a relevância do Dicionário como aliado no dia-a-dia da sala de aula.

FASCÍCULO 5
•           Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização;
•           Refletir sobre a importância de aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental;
•           Reconhecer os objetivos didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental;
•          Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professoras de escolas públicas;
•           Planejar atividades voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do ensino fundamental.

FASCÍCULO 6
•           Refletir sobre o processo de modificação dos livros didáticos de alfabetização e de Língua Portuguesa a partir da institucionalização do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático);
•           Identificar as características desses “novos” livros didáticos;
•           Compreender o processo de escolha dos livros didáticos;
•           Analisar o uso que os professores e professoras fazem do livro didático em suas práticas de ensino.

FASCÍCULO 7
•           Refletir sobre as características do texto oral espontâneo de alunos de primeira série e do texto escrito elaborado coletivamente em sala de aula;
•           Trabalhar com regras variáveis freqüentes nas nossas comunidades de fala, que vão aparecer na produção oral das crianças;
•           Refletir sobre a integração dos saberes da oralidade na produção escrita dos alunos;
•           Refletir sobre convenções da língua escrita;
•           Refletir sobre atividades de leitura e interpretação em sala de aula.

FASCÍCULO COMPLEMENTAR
•           Constatar a necessidade e a importância de uma ação pedagógica que, nas séries ou ciclos iniciais, possibilite a todas as crianças a participação em práticas sociais de letramento;
•           Refletir sobre diferentes possibilidades de ação pedagógica com o sistema de escrita, a partir de contextos significativos de uso desse sistema;
•           Identificar a leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que produzem significados e sentidos;
•          Reconhecer a importância de uma prática textual que dê condições ao aluno de adequar o seu discurso aos diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se, verdadeiramente, como autor dos textos que produz;
•           Compreender a importância de um processo de formação que garanta a todos os professores a vivência constante do tripé ação-reflexão-ação.









Tenha um excelente tarde!!!
Bjim!!







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