Resumo dos fascículos - Pró Letramento Alfabetização e Linguagem.
RESUMO DOS FASCÍCULOS DO CURSO DO PRÓ LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.
INOCÊNCIA - MS
DILNA QUEIROZ
Resumo dos fascículos.
Fascículo 1 Capacidades Lingüísticas:
Alfabetização e Letramento;
O fascículo 1 apresenta vários conceitos que subsidiam o
projeto do Pró-Letramento e que serão retomados nos fascículos seguintes. Os
conceitos trabalhados são: Alfabetização, Letramento e Ensino de Língua.
Podemos, ainda, refletir sobre as capacidades lingüísticas que precisam ser
trabalhadas no processo de alfabetização.
Fascículo 2 : Alfabetização e
Letramento: questões sobre a Avaliação:
O fascículo 2 nos leva a refletir
sobre alfabetização e as questão
da avaliação. Leva-nos a
refletir sobre tipos e
funções da avaliação, bem como a importância da avaliação diagnóstica,
avaliação processual e avaliação formativa. Encontramos ainda uma reflexão
acerca dos instrumentos e procedimentos avaliativos.
Nos ANEXOS,
encontramos sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, que
tem com o objetivo entrelaçar teoria e prática, elencando as capacidades lingüísticas abordadas no fascículo 1.
Fascículo 3. A Organização do Tempo
Pedagógico e o Planejamento do Ensino:
No fascículo 3 refletiremos sobre ensino e aprendizagem a partir
do ponto de vista da organização do tempo escolar e do planejamento das
atividades por parte do docente, através de relatos de experiências. Observamos
conceitos como: rotina, monitoramento da aprendizagem, planejamento (aberto e
fechado), espontaneísmo e improvisação, entrelaçadas às práticas de leitura e
escrita.
Fascículo 4. Organização e Uso da
Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura:
No fascículo 4 refletimos sobre a
importância da Biblioteca escolar ou da Sala de Leitura, sua organização e
possibilidades de uso. Analisam-se diferentes modalidades de leitura, a
diversidade de suportes de textos e a fundamental mediação do(a) professor(a)
ao longo do processo de letramento. Encontramos ainda o conceito de leitura
fruição. Por fim, o fascículo nos mostra a importância do Dicionário como aliado no
dia-a-dia da sala de aula e como “patrimônio cultural da língua”.
Fascículo 5. Jogos e Brincadeiras no
ensino da Língua Portuguesa:
No fascículo 5 vimos alguns exemplos de jogos e
brincadeiras realizados por professoras de
escolas públicas do País. Nesses relatos os alunos colocam em prática
habilidades diretamente relacionadas à Língua Portuguesa: por meio de projetos
e jogos, produção de um
almanaque, em atividades lúdicas de leitura e escrita, de canto e expressão
oral e de compreensão do sistema de escrita alfabética. Neste fascículo refletimos sobre
brincar e aprender. Afinal... “Brincando também se aprende”.
Fascículo 6. O Livro Didático em Sala
de Aula – algumas reflexões:
No fascículo 6 encontramos reflexões acerca do uso do livro didático de
Alfabetização e de Língua Portuguesa em sala de aula. Discutimos o processo de
modificação dos livros didáticos a partir da institucionalização do PNLD; o
processo de escolha e as características dos novos livros didáticos; e o uso
que os (as) professores (as) fazem do livro didático em suas práticas de
ensino. Analisaremos o livro didático como mais
um caminho para a construção da aprendizagem nos maravilhosos mundos das práticas letradas.
Fascículo 7. Modos de Falar / Modos de
Escrever
No fascículo
7 encontramos
reflexões acerca dos modos de falar e dos modos de escrever e a relação entre
ambos com a aprendizagem da escrita. Analisa-se o trabalho de uma professora de
escola pública do Distrito Federal, em atividades de leitura e produção de
textos que leva em consideração a competência comunicativa dos alunos.
Refletiremos também sobre as variáveis do Português Brasileiro, sobre os
conceitos de relativismo cultural, competência comunicativa, competência
lingüística, contínuos de urbanização, de letramento e de monitoração
estilística. Refletiremos ainda sobre leitura, compreensão leitora: textos: ORAIS, NÃO-VERBAIS, ESCRITOS; a importância do contexto;
os níveis que determinam o
processo de compreensão leitora: Nível léxico (LÉXICO -leitura objetiva), Nível
gramatical, (dimensão textual: coesão e coerência), Nível semântico (infratextual -
informações implícitas, capacidade inferencial), a dimensão intertextual
(intertexto).
Fascículo Complementar.
No fascículo Complementar encontramos
questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita no
ciclo de alfabetização, partindo da História de Vida das crianças. O fascículo
retoma e aprofunda questões sobre leitura e produção textual na formação
lingüística do aluno e na sua constituição como sujeito-leitor e produtor de
textos. O fascículo complementar representa uma retomada dos fascículos
anteriores.
RESUMO GERAL
Objetivos dos Fascículos
• Oferecer suporte à ação pedagógica dos
professores das séries iniciais do ensino fundamental de modo a elevar a
qualidade do ensino de Língua Portuguesa, por meio da formação continuada de
professores;
• Compreender o sentido e a importância
da formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional dos
professores;
• Relacionar os princípios da
aprendizagem de adultos ao processo de formação contínua de professores;
• Identificar o papel do orientador de
estudos como formador de professores e articulador do processo formativo.
• Reconhecer a importância do orientador
de estudos como integrante de uma rede de formação que também é constituída do
Ministério de Educação, Universidades, Secretarias de Educação, Escolas e
Professores.
FASCÍCULO 1 e 2
• ·Apresentar conceitos e concepções
fundamentais ao processo de alfabetização;
• · Sistematizar as capacidades mais
relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos
do Ensino Fundamental de nove anos;
• · Propor procedimentos e estratégias
importantes no processo de avaliação da alfabetização.
FASCÍCULO 3
• · Discutir o tempo que dedicamos à
leitura na sala de aula (o que lemos, como lemos, quando lemos e com que
freqüência?) e o tempo que dedicamos à escrita (que tempo reservamos à escrita
e com quais tipos de atividade o ocupamos?);
• · Considerar o
planejamento como uma ferramenta que possa contribuir de fato com as escolhas e
com os trabalhos a nós solicitados a desenvolver no cotidiano da escola.
FASCÍCULO 4
• · Refletir
sobre a importância da Biblioteca escolar ou da sala de leitura, apontando
elementos relacionados à sua organização e possibilidades de uso;
• Analisar diferentes modalidades de
leitura e a fundamental mediação do(a) professor(a) ao longo desse processo;
• Discutir a relevância do Dicionário
como aliado no dia-a-dia da sala de aula.
FASCÍCULO 5
• Refletir sobre o uso de jogos e
brincadeiras no processo de alfabetização;
• Refletir sobre a importância de
aliar o ensino do sistema alfabético a práticas de leitura e produção de textos
nos anos iniciais do ensino fundamental;
• Reconhecer os objetivos
didáticos que orientam a elaboração de projetos didáticos nos anos iniciais do
ensino fundamental;
• Analisar alternativas didáticas
elaboradas em projetos desenvolvidos por professoras de escolas públicas;
• Planejar atividades voltadas
para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos
iniciais do ensino fundamental.
FASCÍCULO 6
• Refletir sobre o processo de
modificação dos livros didáticos de alfabetização e de Língua Portuguesa a
partir da institucionalização do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático);
• Identificar as características
desses “novos” livros didáticos;
• Compreender o processo de
escolha dos livros didáticos;
• Analisar o uso que os
professores e professoras fazem do livro didático em suas práticas de ensino.
FASCÍCULO 7
• Refletir sobre as
características do texto oral espontâneo de alunos de primeira série e do texto
escrito elaborado coletivamente em sala de aula;
• Trabalhar com regras variáveis
freqüentes nas nossas comunidades de fala, que vão aparecer na produção oral
das crianças;
• Refletir sobre a integração dos
saberes da oralidade na produção escrita dos alunos;
• Refletir sobre convenções da
língua escrita;
• Refletir sobre atividades de
leitura e interpretação em sala de aula.
FASCÍCULO
COMPLEMENTAR
• Constatar a necessidade e a
importância de uma ação pedagógica que, nas séries ou ciclos iniciais,
possibilite a todas as crianças a participação em práticas sociais de
letramento;
• Refletir sobre diferentes
possibilidades de ação pedagógica com o sistema de escrita, a partir de
contextos significativos de uso desse sistema;
• Identificar a leitura como
processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que
produzem significados e sentidos;
• Reconhecer a importância de uma
prática textual que dê condições ao aluno de adequar o seu discurso aos
diferentes contextos interlocutivos e de assumir-se, verdadeiramente, como
autor dos textos que produz;
• Compreender a importância de um
processo de formação que garanta a todos os professores a vivência constante do
tripé ação-reflexão-ação.
Tenha um excelente tarde!!!
Bjim!!
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